A designer de interiores Silvana Evangelista e sua filha, Geovana Evangelista, criaram um escritório juntas de projetos de reformas e design de interiores. Há um tempo no mercado, a dupla chegou até mim com o desafio de alinhar a mensagem, criar um nome para o escritório e aprender ferramentas para que elas próprias pudessem gerir a marca.
Durante quase 6 meses: criamos, juntas, o naming da empresa, o posicionamento, propósito, essência; ensinei ferramentas para melhorar a apresentação da marca nos pontos de contato; acompanhei o Studio de design na criação das peças gráficas; e criei um planejamento de marketing digital.
Mesmo com as limitações de orçamento e de implementação, este projeto me mostrou que a identidade visual, apesar de importante na fixação de uma mensagem, não foi a estratégia mais importante aqui. O alinhamento e o aprendizado das clientes na importância de uma consistência, frequência da mensagem de marca; na forma como os atributos são explorados nos pontos de contato mais relevantes (briefing e negociação) me mostraram o poder do branding em transformar pequenos e médios negócios internamente, renovando processos comerciais, onde antes nunca fora considerado algo importante.